top of page

CHILLER

cHILLERS.png

Chillers 

O que é Chiller?

O Chiller é o equipamento principal de um sistema de água gelada. A sua função é refrigerar a água que circulada pelo sistema. A água gelada produzida por ele, na maioria das aplicações, circula por uma rede de evaporadores (Fancoil / Fancoletes). Possui a finalidade de resfriar o ar, produtos ou equipamentos conforme a aplicação projetada.

Quando falamos em Chiller, sempre é necessário ter em mente, que estamos falando de um sistema. Para que este funcione corretamente é necessário que se tenha um projeto bem dimensionado. Pois a configuração deste e sua capacidade de refrigeração, irá depender de fatores como vazão água, diferencial temperatura, temperatura ambiente entre outros.

Estes equipamentos são bem flexíveis quanto a instalação e possuem sua capacidade de refrigeração medidas em TR (tonelada refrigeração). São capazes de trabalhar com uma grande variação de temperatura, a qual pode até ser negativa, quando utilizado aditivos. Cada tonelada de refrigeração (TR) equivale à 12.000 BTUs.

Os Chillers possuem alta tecnologia, proporcionando desempenho e segurança. A instalação de forma correta e por empresas/profissionais capacitados, é de suma importância para o seu funcionamento adequado. Bem como uma manutenção preventiva por profissionais qualificados.

A instalação correta em conjunto com a manutenção preventiva qualificada, pode gerar grande redução de consumo de energia. Já me deparei com sistemas operando com equipamentos e perfis de cargas semelhantes e diferença de consumo energético superior a 40%. E após alguns ajustes, obtiveram redução de consumo nesta mesma ordem.

Encontramos no mercado Chillers com condensação a água, com condensação a ar e de absorção.

CHILLER CONDENSAÇÃO A AR

As opções mais utilizadas atualmente quando se fala em condensação a Ar, são os equipamentos com compressores Scroll e Parafuso. Sendo que os com compressores Scroll sendo encontrado equipamentos variando de 12TR à 150TR em média. E os com compressores Parafuso sendo encontrado em equipamentos variando de 100TR à 350TR em média.

A diferença principal entre o compressor scroll e o parafuso estão em sua robustez e o custo do equipamento. Os compressores parafuso são mais robustos, possuem menos partes moveis, o que resulta em uma confiabilidade maior para o sistema. São muito utilizados em aplicações industriais. Em contrapartida possuem um custo maior de investimento inicial.

Os tipos de compressores utilizados são scroll e parafuso.

CHILLER CONDENSAÇÃO A AGUA

As opções mais utilizadas no momento quando se fala em condensação agua, são os equipamentos com compressores Parafuso e Centrífugos. Sendo que os com compressores Parafuso sendo encontrado equipamentos variando de 100TR à 600TR em média. E os com compressores Centrifugo sendo encontrado em equipamentos variando de 300TR à 2.000TR em média.

A diferença principal entre o compressor parafuso e centrifugo, está na capacidade de refrigeração e eficiência do equipamento. Os compressores centrífugos são capazes de atingir eficiências melhores que o os compressores parafuso (eficiências superiores a 20%). Em contrapartida possuem um custo maior de investimento inicial.

Os tipos de compressores utilizados são parafuso e centrifugo.

bottom of page